segunda-feira, 29 de abril de 2019

História da Ginástica





Universidade Federal de Uberlândia
Professora: Petuccia Fagundes Brunelli


A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de  força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental. Sua história se confunde com a própria história do homem.
Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam os exercícios nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo Deus Apolo.
Na Grécia Antiga a ginástica era praticada nas chamadas palestras e nos ginásios, junto a filósofos e artistas, que esculpiam com perfeição o corpo harmônico dos atletas.
Foram os gregos os responsáveis pelo surgimento das primeiras escolas destinadas à preparação de atletas para exibições ginásticas em público e nos ginásios. Seu estilo nascia da busca pelo corpo são, mente sã e do ideal da beleza humana, expressado em obras de arte deste período: socialmente, os homens reuniam-se para apreciar as artes desenvolvidas na época, entre pintura, escultura e música, discutiam a filosofia, também em desenvolvimento e, para divertirem-se e cultuarem seus corpos, praticavam ginástica, que, definida por Platão e Aristóteles, era uma prática que salientava a beleza através dos movimentos corporais. Foi ainda na Grécia Antiga, que a ginástica adquiriu seu status de educação física, pois esta desempenhava papel fundamental no sistema educativo grego para o equilíbrio harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais.
Já em Roma, na mesma época, este conceito servia unicamente ao propósito militar, treinando as crianças desde os sete anos de idade para o combate. Em Atenas, todavia, só a partir dos quatorze anos, os rapazes praticavam a educação física: exercitavam-se nas palestras, que eram locais fechados e, sob os conselhos dos sábios, praticavam os exercícios. Aprovados, seguiam, ao completarem dezoito anos, para os ginásios, nos quais, tutelados pelos ginasters, formavam-se inseridos num ambiente em que se exibiam obras de arte e onde os filósofos reuniam-se para discutir sobre a união corpo e mente.
Com a conquista da Grécia por Roma (primeiro acontecimento a mudar os rumos da história da Ginástica) este conceito esportivo atingiu fins estritamente militares, tais ginástica passou a ser aplicada às crianças a partir dos 7 anos nas termas, já que os romanos viam o culto físico como algo satânico e, em nome de Deus e da moral, decretaram o fim dos Jogos Olímpicos antigos, nos quais estava inserida a ginástica enquanto festividade e preparação.
Sendo assim:
GRÉCIA --- MENTA SÃ EM CORPO SÃO --- APERFEIÇOAR O FÍSICO --- HAMONIA DAS FORMAS --- REALIZADAS NOS SALÕES DO DEUS APOLO COM FILÓSOFOS E ARTISTAS ESCULPINDO E DISCUTINDO A FORMA PERFEITA.
ROMA --- PREPARAÇÃO DO INDIVÍDUO PARA A GUERRA --- SEM NENHUMA FINALIDADE MORAL OU ESTÉTICA --- TREINAMENTO DE CRIANÇAS DESDE OS 7 ANOS PARA COMBATE.
Na Idade Média os exercícios físicos continuam sendo a base da preparação militar dos soldados, que durante os séculos XI, XII e XIII lutaram nas Cruzadas empreendidas pela igreja. Entre os nobres eram valorizadas a esgrima e a equitação como requisitos para a participação nas Justas e Torneios, jogos que tinham como objetivo “enobrecer o homem e fazê-lo forte e apto” (Ramos, 1982).  Somente no renascimento/iluminismo o conceito grego de ginástica ressurge. (segundo acontecimento a mudar os rumos da história da Ginástica)
O exercício físico na Idade Moderna, considerada simbolicamente a partir de 1453. Vários estudiosos da época, entre eles inúmeros pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação Física com a publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à técnica. A partir daí surgiu um grande movimento de sistematização da Ginástica.
A denominação Ginástica, inicialmente utilizada como referência à todo tipo de atividade física sistematizada, cujos conteúdos variavam desde as atividades necessárias à sobrevivência, aos jogos, ao atletismo, às lutas, à preparação de soldados, adquiriu a partir de 1800 com o surgimento das escolas e movimentos ginásticos acima descritos, uma conotação mais ligada à prática do exercício físico. Nesse momento passa a ter um papel importante no que diz respeito a função na sociedade industrial. Funcionários mais fortes e disciplinados pela ginástica produzem mais.  (Primeiro acontecimento em que a GINÁSTICA INFLUENCIA NA HISTÓRIA) (exemplo dando em sala de aula sobre, o acúmulo e estoque de mercadoria, a exportação e o surgimento do capitalismo)
A partir daí a ginástica ganha ramos, segmentos, braços:
- Ginástica para resistência física.
- Confecção de aparelhos que logo depois deu origem a G.A.
- Ginástica para fins militares.
- Ginástica para formação.
      Na década de 1900 a ginástica influência a política (Segundo acontecimento em que a GINÁSTICA INFLUENCIA NA HISTÓRIA) Friedrich Jahn utiliza-se do conceito de ginástica para restaurar o espírito humilhado dos alemães por Napoleão. Utilizava a ginástica como forma de devolver a força física e moral dos homens. E para reunir seguidores para lutarem contra o governo Frances.
           Niels Bukh cooperou com o Regime Nazista, através de estudos para melhor aprimoramento da ginástica na preparação para combates. 










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