Universidade
Federal de Uberlândia
Professora:
Petuccia Fagundes Brunelli
A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental. Sua história se confunde com a própria história do homem.
Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios
físicos realizados pelos soldados da Grécia
Antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar
um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os
chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam os exercícios nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios,
patronados pelo Deus Apolo.
Na Grécia Antiga a ginástica era praticada nas chamadas
palestras e nos ginásios, junto a filósofos e artistas, que esculpiam com
perfeição o corpo harmônico dos atletas.
Foram os gregos os responsáveis pelo
surgimento das primeiras escolas destinadas à preparação de atletas para
exibições ginásticas em público e nos ginásios. Seu estilo nascia da busca pelo
corpo são, mente sã e do ideal da beleza humana, expressado em obras de arte
deste período: socialmente, os homens reuniam-se para apreciar as artes
desenvolvidas na época, entre pintura, escultura e música, discutiam a
filosofia, também em desenvolvimento e, para divertirem-se e cultuarem seus
corpos, praticavam ginástica, que, definida por Platão e Aristóteles, era uma prática que salientava a
beleza através dos movimentos corporais. Foi ainda na Grécia
Antiga, que a
ginástica adquiriu seu status de educação física, pois esta
desempenhava papel fundamental no sistema educativo grego para o equilíbrio
harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais.
Já em Roma, na mesma época, este conceito servia
unicamente ao propósito militar, treinando as crianças desde os sete anos de
idade para o combate. Em Atenas, todavia, só a partir dos quatorze
anos, os rapazes praticavam a educação física: exercitavam-se nas palestras,
que eram locais fechados e, sob os conselhos dos sábios, praticavam os
exercícios. Aprovados, seguiam, ao completarem dezoito anos, para os ginásios,
nos quais, tutelados pelos ginasters, formavam-se inseridos num ambiente em que
se exibiam obras de arte e onde os filósofos reuniam-se para discutir sobre a
união corpo e mente.
Com a conquista da Grécia por Roma (primeiro
acontecimento a mudar os rumos da história da Ginástica) este conceito
esportivo atingiu fins estritamente militares, tais ginástica passou a ser
aplicada às crianças a partir dos 7 anos nas termas, já que os romanos viam o
culto físico como algo satânico e, em nome de Deus e da moral, decretaram o fim
dos Jogos Olímpicos antigos, nos quais estava inserida a ginástica
enquanto festividade e preparação.
Sendo assim:
GRÉCIA --- MENTA SÃ EM CORPO SÃO ---
APERFEIÇOAR O FÍSICO --- HAMONIA DAS FORMAS --- REALIZADAS NOS SALÕES DO DEUS
APOLO COM FILÓSOFOS E ARTISTAS ESCULPINDO E DISCUTINDO A FORMA PERFEITA.
ROMA --- PREPARAÇÃO DO INDIVÍDUO PARA A
GUERRA --- SEM NENHUMA FINALIDADE MORAL OU ESTÉTICA --- TREINAMENTO DE CRIANÇAS
DESDE OS 7 ANOS PARA COMBATE.
Na Idade Média os exercícios físicos continuam
sendo a base da preparação militar dos soldados, que durante os séculos XI, XII
e XIII lutaram nas Cruzadas empreendidas pela igreja. Entre os nobres eram
valorizadas a esgrima e a equitação como requisitos para a participação nas
Justas e Torneios, jogos que tinham como objetivo “enobrecer o homem e fazê-lo
forte e apto” (Ramos, 1982). Somente no
renascimento/iluminismo o conceito grego de ginástica ressurge. (segundo
acontecimento a mudar os rumos da história da Ginástica)
O exercício físico na Idade Moderna, considerada
simbolicamente a partir de 1453. Vários estudiosos da época, entre eles
inúmeros pedagogos, contribuíram para a evolução do conhecimento da Educação
Física com a publicação de obras relacionadas à pedagogia, à fisiologia e à
técnica. A partir daí surgiu um grande movimento de sistematização da
Ginástica.
A denominação Ginástica, inicialmente
utilizada como referência à todo tipo de atividade física sistematizada, cujos
conteúdos variavam desde as atividades necessárias à sobrevivência, aos jogos,
ao atletismo, às lutas, à preparação de soldados, adquiriu a partir de 1800 com
o surgimento das escolas e movimentos ginásticos acima descritos, uma conotação
mais ligada à prática do exercício físico. Nesse momento passa a ter um papel
importante no que diz respeito a função na sociedade industrial. Funcionários
mais fortes e disciplinados pela ginástica produzem mais. (Primeiro acontecimento em que a GINÁSTICA
INFLUENCIA NA HISTÓRIA) (exemplo dando em sala de aula sobre, o acúmulo e
estoque de mercadoria, a exportação e o surgimento do capitalismo)
A partir daí a ginástica ganha ramos,
segmentos, braços:
- Ginástica para resistência física.
- Confecção de aparelhos que logo
depois deu origem a G.A.
- Ginástica para fins militares.
- Ginástica para formação.
Na
década de 1900 a
ginástica influência a política (Segundo acontecimento em que a GINÁSTICA
INFLUENCIA NA HISTÓRIA) Friedrich Jahn utiliza-se do conceito de ginástica para
restaurar o espírito humilhado dos alemães por Napoleão. Utilizava a ginástica
como forma de devolver a força física e moral dos homens. E para reunir
seguidores para lutarem contra o governo Frances.
Niels
Bukh cooperou com o Regime Nazista, através de estudos para melhor
aprimoramento da ginástica na preparação para combates.

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