MAÇAS
As Maças, semelhantes a balizas ou pinos de boliche, são feitas de madeira ou plástico e devem ter entre quarenta e cinquenta centímetros de comprimento e pesarem pelo menos 170g cada. Sua cabeça deve ter, no máximo, 3 centímetros e seu formato se assemelha ao de uma taça de champagne
A parte mais grossa é chamada de corpo, parte mais afilada, de pescoço e a formada por uma esfera de três centímetros de diâmetro é denominada cabeça.
Delicadeza das mãos é fundamental para se trabalhar bem com esse aparelho. As maças são usadas para fazer, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo. Exercícios com as maças requerem alto grau de ritmo, coordenação e precisão para boas recuperações.
Este é um aparelho que exige o bom uso de ambos os lados do corpo. O elemento corporal equilíbrio deve ser executado sobre a meia-ponta ou sobre um joelho, ser visivelmente mantido, ter forma ampla, fixa e bem definida, além de ser coordenado com uma ou as duas balizas em movimento sendo os equilíbrios os principais elementos de dificuldade corporal nesse aparelho.
As séries com as maças são caracterizados por equilíbrios coordenados a rotações, círculos e batidas rítmicas. As ginastas executam lançamentos e recuperações do aparelho, tanto das duas maças ao mesmo tempo quanto em cascata.
Os exercícios predominantes do aparelho são os balanços, círculos, batidas rítmicas, moinhos, lançamentos e capturas. Cada atleta faz o uso de duas maças para a realização do exercício. O molinete, ou moinho, é um tipo de manipulação das maças em que, unidas pelas extremidades, elas são giradas com a alternância dos braços, formando pequenos círculos.
ARCO
O arco é um aparelho feito de plástico ou madeira em formato circular com diâmetro entre 80 e 90cm e peso mínimo de 300g. As séries realizadas pelas ginastas com esse aparelho são caracterizadas por rotações do arco ao redor de diferentes partes do corpo, passagens pelo solo com o aparelho e passagens sobre e por dentro do arco. Saltos e pivots são os principais elementos corporais. Seu manejo ainda inclui lançamentos e recuperações, balanços, movimentos em oito e rotações do aparelho no chão.
A retroversão, ou boomerang, é um rolamento do arco feito próximo ao chão com impulso e quebra do punho para trás, fazendo com que o aparelho deslize pelo solo e retorne ao ponto de partida.
Arco Oficial, fabricado em PVC Branco flexível com 18 mm de diâmetro de tubo. União dos tubos através de solda térmica, vulcanizada. Interior com reforço em Y do mesmo material.
Tamanhos: 78cm e 88cm
O arco de ginástica rítmica oficial, pode ser comprado desencapado ou encapado com fita nas seguintes cores: Vermelha e Preta, Preta, Amarela e Preta, Azul e Preta ou Verde/Preta.
CORDA
A corda é um aparelho feito de cânhamo ou material sintético, que deve ter um comprimento proporcional à altura da ginasta. Na ginástica rítmica, as cordas não podem apresentar empunhaduras, apenas nós nas pontas.
Nos exercícios com a corda, as ginastas devem realizar elementos de diferentes grupos corporais, principalmente saltos, saltitos pela corda e rotações. O manuseio do aparelho compreende a realização de lançamentos e recuperações, balanços, círculos, rotações da corda e figuras em oito.
Os movimentos podem ser realizados com a corda aberta ou dobrada, presa emuma ou em ambas as mãos.
A escapada é um manuseio típico desse aparelho. Nele, a ginasta solta uma das extremidades da corda e, em um movimento rápido, impulsiona o aparelho em sua direção para recuperar a ponta que foi solta.Existem diversos exercícios obrigatórios que incluem balanços, círculos,enrolar e desenrolar a corda, atirar ou receber a corda. As ginastas podem ainda saltar através da corda aberta ou dobrada de diferentes formas.
BOLA
Bola é um dos cinco aparelhos pertencentes à Ginástica Rítmica. Ela é composta de plástico ou borracha e suas dimensões variam em um diâmetro entre dezoito e vinte centímetros, pesando, pelo menos, 400G ou mais. A bola não pode ser de uma cor neutra, precisa ser colorida com cores chamativas.
É o único aparelho que não é permitido segurar, a bola deve estar em permanente movimento pelo corpo ou em equilíbrio. Jogadas com controle e recuperações com precisão, são elementos dinâmicos que valorizam a série da ginasta. Os elementos corporais devem ser executados sobre o apoio de um ou dois pés ou qualquer outra parte do corpo e devem ter forma fixa, ampla e bem definida.Flexibilidade e ondas são os elementos corporais principais deste aparelho.
FITA
A ginástica rítmica, esporte praticado somente pelas mulheres, diferentemente da ginástica artística que requer o uso da força e a resistência dos atletas, é um esporte que dá ênfase a elegância, a graça e a beleza dos movimentos realizados pelas ginastas.
Para conhecermos um pouco sobre a Ginástica Rítmica, ou a GRD, vamos saber como é tablado, os aparelhos, as modalidades, os uniformes usados pelas atletas e tudo o que for de importante para conhecermos e aprendermos sobre esta modalidade esportiva.
O tablado é o mesmo usado para o solo na ginástica artística. Esta área de apresentação é um tapete quadrado que mede 13×13 metros. As atletas devem percorrê-lo inteiramente durante as apresentações.
O uniforme das ginastas é feito de collant, para deixar as articulações das ginastas soltas, facilitando a execução dos exercícios.Os cabelos devem ser curtos ou presos para não atrapalhar os movimentos das ginastas.A ginástica rítmica, esporte praticado somente pelas mulheres, diferentemente da ginástica artística que requer o uso da força e a resistência dos atletas, é um esporte que dá ênfase a elegância, a graça e a beleza dos movimentos realizados pelas ginastas.
A fita é considerada o aparelho mais plástico e característico da ginástica rítmica.Ela é composta por duas partes: O estilete - uma vareta que segura a fita e que pode ser feito de madeira, bambu, plástico ou fibra de vidro e deve medir no máximo um centímetro de diâmetro e entre cinquenta e sessenta cm de comprimento - e a fita, forma do estilete pode ser cilíndrica, cônica ou uma combinação das duas formas. A fita pode ser de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35g e deve ter no máximo quatro e seis cm de largura e seis metros de comprimento para ginastas de nível adulto.
Longa, a fita pode ser lançada em qualquer direção para criar desenhos no espaço, formando imagens de todo o tipo. Serpentinas, espirais e lançamentos exigem da ginasta coordenação, leveza, agilidade e plasticidade e o mais importante a flexibilidade.O elemento corporal da fita são os pivotes.














Não me ajudou nem um pouco
ResponderExcluir